Este projeto foi realizado de forma colaborativa por um grupo formado por 6 integrantes durante o curso de formação em UX Design da MERGO: Alessandra Stradiotto; Bruno Pavão; Ingrid Dara; Kayo Ferreira de Lima; Regina Asonuma e Thiago Miranda e que foi batizado como CONCURSEI.
Com objetivo de elaborar um aplicativo mobile para atender o público dos concurseiros utilizando um processo de design de 6 etapas que serão descritos a seguir.
Processo de 6 etapas realizado em (54hs)
Etapa que teve suporte com a Matriz CSD para alinhar a equipe sobre nossas certezas suposições e dúvidas, nos ajudou a estruturar as entrevistas.
Etapa mais demorada do processo que envolveu entrevistas semi-estruturadas, cartões de insights, mapeamento de persona, touch points, percepção de dores, expectativas e frustrações dos usuários
Etapa de análise do conteúdo gerado na fase de empatia para definir quais dores eram prioritárias e que completavam os objetivos da nossa solução.
Etapa de reflexão do grupo utilizando técnicas de brainstorm, mashup e task-flow para dar suporte ao protótipo de baixa fidelidade
Etapa de adaptar e transformar as soluções previstas na etapa de ideação em elementos de interface visual, utilizando ténicas de design para promover fluxo e compreensão de uso das ferramentas.
Com o primeiro protótipo de baixa fidelidade pronto, submetemos a testes de usabilidade com usuários reais que forneceu informações para recomeçar o ciclo.
A matriz CSD nos ajudou a perceber que não havia consistência em nossas certezas, elaboramos uma lista de suposições e dúvidas que mais tarde seriam exploradas em entrevistas semi-estruturadas com usuários reais.
Estruturamos a entrevista para extrair :
- Informações demográficas
- Comportamento
- Carreira
- Objetivos
- Planejamento
- Forma de estudos
Utilizando a estrutura criada na etapa anterior, entrevistamos alguns usuários reais para elaborar ao menos 1 Proto-Persona para fins de estudo.
Desenvolvemos guias de personas para identificar:
- Interesses e Motivações
- Tarefas Diárias
- Aversões e Frustrações
- Background
- Principais Tarefas e Objetivos
Com o Journey Map, conseguimos identificar diversos pontos de contato durante as etapas da jornada.
Depois de entendido os pontos de contato na jornada, conseguimos visualizar de forma mais eficaz as oportunidades, motivações, incertezas e barreiras que enfrentaríamos para então partir para ideação.
Com técnicas de brainstorm utilizamos as informações coletadas nas etapas anteriores e começamos a desenvolver os recursos que iríamos abordar.
Nesta etapa elaboramos um caminho mais eficiente que os recursos deveriam seguir de forma que engajasse o usuário e o estimulassse a seguir respondendo os questionários propostos
Organizamos as telas de acordo com o task-flow para podermos visualizar a navegação de forma dinâmica.
Utilizamos técnicas de design para construir os elementos, pesos, tamanhos, espaços, ícones e cores para auxiliar na navegação e compreensão
Já com o primeiro protótipo navegável, realizamos testes com usuários reais para acompanhar pessoalmente a forma como eles interagiam com as telas enquanto expressavam o que estavam vendo, sentindo e compreendendo. Enquanto uma pessoa entrevistava outras duas tomavam nota.
APRENDIZADO
Depois de submeter o primeiro protótipo a testes reais, elaboramos um novo ciclo para melhorar o produto, primeiramente aplicando um mapa de empatia para entender os ganhos e dores que poderiam ser ainda trabalhados e posteriormente utilizamos o Canvas de Proposta de Valor para entender mais a fundo o que realmente estávamos já resolvendo e como poderíamos explorar mais dores com soluções diferentes. Posteriormente elaboramos um protótipo de média fidelidade.
cruzamento de dados entre usuários
sistema de pacote de estudo
Clique aqui para acessar o protótipo navegável.
Designer, Fotógrafo e Técnico em eletrônica, empreendi com 19 anos na indústria de hardware, tive contato com a fotografia e despertei meu interesse pelas linguagens visuais, me apaixonei por 3D, vendi minha empresa e montei um Estúdio. Unindo Design, 3D, Fotografia e Eletrônica, colaborei com agências renomadas e ajudei a lançar inúmeros produtos. Centenas de horas em estúdio construindo marcas com Diretores de Arte e Gerentes de Marketing de empresas multinacionais utilizando métodos ágeis como Scrum e Design Sprint, acabei de receber um prêmio durante o Startup Weekend Health - SP 2018, enquanto Designer de UX/Ui com o time da startup OnHand de melhor equipe de inovação.